fbpx

Quando decidimos construir uma moradia, temos de ter em conta imensas questões como a localização a escolher, que materiais utilizar, qual o método construtivo mais indicado, … mas ainda durante a fase de projeto é importante decidir que tipo de moradia queremos – moradia térrea ou moradia com vários pisos.

Pode não parecer uma questão decisiva, no entanto cada uma das opções tem as suas vantagens e desvantagens. Queremos que tome decisões de construção o mais informado possível, por isso apresentamos-lhe os pontos positivos e os negativos de escolher uma moradia térrea ou uma moradia de vários pisos.

Moradia Térrea

As moradias térreas (ou casas planas) são por norma construções mais simples, que prezam por áreas amplas e pela fluidez entre divisões.

Vantagens:

1. Mobilidade. O facto de não ter escadas facilita a mobilidade e deslocação entre divisões, o que é adequado para pessoas idosas, crianças ou pessoas com mobilidade reduzida. Se vai construir a sua casa a pensar no futuro, tenha em conta este ponto importante.

2. Integração dos ambientes, tanto internos quanto externos, resultando em espaços mais fluídos e amplos.

3. Custos Menores. A estrutura não precisa de ser tão reforçada, como as moradias de 2 ou mais pisos; para além disso, sendo uma construção mais simples há poupança a nível de tempo, mão-de-obra e materiais de construção.

4. Eficiência Energética. Com a moradia térrea consegue uma maior poupança de energia a nível de aquecimento uma vez que age num nível inteiro e único da casa.

Desvantagens:

1. Ocupa mais espaço para que se consigam divisões com boas áreas, necessitando de um terreno maior.

2. Não tem vista. Se valoriza contemplar o horizonte do alto da sua varanda, pode esquecer com a moradia térrea. A não ser que opte por um terraço no topo da casa, não terá uma boa vista.

Moradias de 2 (ou mais) pisos

moradias-footer

As moradias de 2 ou mais pisos, são construções maiores, à partida com maior área útil e com a possibilidade de uma melhor distribuição das divisões e separação das áreas.

Vantagens:

1. Mais espaço. Mesmo com um terreno pequeno é possível criar áreas espaçosas e distribuir da melhor forma as divisões. Ocupa um menor espaço no terreno, podendo ser maior em área construída; permite livrar alguma área de terreno para jardim ou terraço.

2. Possibilita a separação da área privada da área comum e uma melhor organização dos ambientes, por exemplo: no rés do chão pode ter cozinha e salas de estar e jantar (onde pode receber os seus convidados) e no segundo andar ter os espaços privados, como quartos e escritório.

Desvantagens:

1. Custos de construção elevados. Visto que são necessárias fundações, alicerces, uma maior quantidade de materiais, maior tempo de construção e mão de obra, o valor deste tipo de moradias será superior.

2. Escadas. Como é necessário deslocar-se entre vários pisos, uma das desvantagens será a inconveniência da locomoção entre as divisões, principalmente para idosos, crianças e pessoas de mobilidade reduzida.

No fim de contas, a sua escolha dependerá de questões como a área de terreno disponível, o tipo de design que pretende para a sua casa e, pensando no futuro, se a tem em conta a questão da deslocação entre pisos.

Se procura a opinião de um profissional, nós podemos ajudá-lo na construção da sua moradia, quer seja térrea ou de vários pisos. Fale connosco!

Como escolher o terreno ideal para a construção?

O primeiro passo quando decide construir a sua moradia é encontrar um terreno para a construção e esta primeira etapa pode, por vezes, ser uma dor...

8 Quartos incríveis para se inspirar!

Nos últimos tempos, temos passado imenso tempo em casa e ela torna-se o nosso espaço de lazer, trabalho, alimentação, exercício, descanso, … fazemos...

Moradia com piscina? 3 pontos a considerar.

Todos nós sonhamos em construir uma moradia de sonho: grandes áreas, acabamentos de luxo, ótimo jardim e, na maioria dos casos, todos concordamos...

Decoração: Salas Incríveis

Gostamos de o inspirar com as nossas dicas de decoração e mostrar-lhe espaços que o/a façam sonhar; por isso, trazemos-lhe alguns exemplos de salas...
error: Content is protected !!